top of page

ESTUDO DO PROGNÓSTICO DE MITIGAÇÃO POTENCIAL DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO ESTADO DE MINAS GERAIS PELA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DE BIOGÁS DE DIGESTÃO ANAERÓBIA DA FRAÇÃO ORGÂNICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E DE LODOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Descrição: Objetiva-se identificar, avaliar e otimizar a viabilidade técnica e financeira de potenciais projetos de energia a partir do biogás e suas respectivas emissões de GEE em comparação com aquelas que compõem a matriz energética do Sistema Interligado Nacional (SIN). Serão utilizados dados experimentais obtidos em pesquisas recentes da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Como resultados, espera-se que sejam obtidos dados acerca da análise de viabilidade de eficiência energética, energia renovável e cogeração, bem como análise contínua de desempenho energético no âmbito das fontes supracitadas no Estado de Minas Gerais, Brasil.
Integrantes: Regina Mambeli Barros - Coordenador / Geraldo Lúcio Tiago Filho - Integrante / José Carlos Escobar Palacio - Integrante / Osvaldo José Venturini - Integrante / Ivan Felipe Silva dos Santos - Integrante / Rubenildo Vieira Andrade - Integrante / Electo Eduardo Silva Lora - Integrante / Natália de Souza Ribeiro - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro 

LOGO_FINAL_GRADE_2.jpg

Descrição: Este projeto busca avaliar, teórica e experimentalmente, a secagem e higienização de lodo sanitário, previamente desaguado, em baixas temperaturas (inferior aos 100°C) a partir do uso de energia térmica proveniente de concentradores solares. Sendo que o problema desta pesquisa gira na tentativa de responder se o método proposto apresenta maior viabilidade energética em comparação aos secadores mecânicos tradicionais que operam em elevadas temperaturas (superior aos 200°C) e fazem uso de fontes de energia não renováveis..
Integrantes: Regina Mambeli Barros - Integrante / Marcelo José Pirani - Integrante / José Carlos Escobar Palacio - Integrante / Osvaldo José Venturini - Coordenador / Electo Eduardo Silva Lora - Integrante
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro

Estudo teórico, experimental e ambiental de rotas de intensificação de processos de biodigestão de resíduos orgânicos: pela adição de biocarvão e outros compostos e pela codigestão

LOGO_FINAL_GRADE_2.jpg

AVALIAÇÃO TEÓRICA E EXPERIMENTAL DO EMPREGO DE ENERGIA HELIOTÉRMICA PARA A SECAGEM E HIGIENIZAÇÃO DE LODO SANITÁRIO

Descrição: Os combustíveis de biomassa residual, dentre os quais menciona-se o biogás de da Digestão Anaeróbia (DA) de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) e da Fração Orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos (FORSU), que, depois de purificado, pode ser combustível para Usinas Termelétricas (UTE), em função de seu alto poder calorífico inferior. Entretanto, nem todos os empreendimentos de UTE a partir de biogás de aterro sanitário são projetados com valores adequados à realidade local e brasileira, ou ainda, nem todos são economicamente viáveis. A metodologia proposta para o presente projeto visa à obtenção de valores reais locais, para contribuição a um banco de dados brasileiro de capacidade potencial de geração de biogás por massa de FORSU e de DA de RSO aprimorada por meio da adição de produtos como a magnetita e sobretudo, o biocarvão (biochar), resultante em de tratamentos térmicos, a gaseificação. Espera-se contribuir não apenas com valores que possam subsidiar à formulação de políticas de incentivo a estas fontes de energia renováveis, como também, contribuir com a projeção de cenários da expansão dessa fonte de energia a partir de dados do plano decenal de expansão de energia..
Integrantes: Regina Mambeli Barros - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa

2019 - Atual

Avaliação teórico-experimental de geração de biogás de aterro sanitário e compostagem anaeróbia da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos visando ao incentivo às fontes renováveis de energias

Descrição: A metodologia proposta para o presente projeto visa à obtenção de valores reais locais, para contribuição a um banco de dados brasileiro de capacidade potencial de geração de biogás por massa de RSU em um aparato experimental e biodigestores em escala laboratorial para configuração de aterro sanitário e de compostagem anaeróbia da fração orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos (FORSU). Também, objetiva-se a obtenção de população contribuinte a um aterro sanitário, de modo que resulte em empreendimentos economicamente viáveis de UTE movidas a biogás de aterro calculadas a partir de valores da realidade brasileira, de capacidade potencial de geração de metano, L0 (em m3/Mg) e de taxa de geração de metano, k (em ano-1). Dessa maneira, espera-se contribuir não apenas com valores que podem subsidiar à formulação de políticas de incentivo a estas fontes de energia renováveis, como também, contribuir com a projeção de cenários da expansão dessa fonte de energia a partir de dados do plano decenal de expansão de energia.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

2016 - 2018

ESTUDO DO POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE BIOGÁS DE DIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DIVERSOS

Descrição: O presente projeto possui como objetivo a avaliação da produção de biogás de células de Aterro Sanitário (AS), de Fração Orgânica de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), de biodigestores de lodo de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e de dejetos de animais como bovinos e aves, em escala piloto visando a produção de energia elétrica a partir desse biogás. Para tanto, utiliza-se um sistema experimental existente no Laboratório de Resíduos Sólidos, Hidrogeologia e Qualidade da Água (LABRES) na UNIFEI. Espera-se alcançar resultados sobre o nível de eficiência de geração de energia elétrica a partir de diversos tipos de resíduos sólidos, e consequentemente da viabilidade econômica da instalação dos mesmos na realidade brasileira.

Coordenadora: Profa. Regina Mambeli Barros

2015 - 2018

MODELAGEM COMPUTACIONAL DE PROCESSOS INDUSTRIAIS VISANDO MELHORIAS DE PROPRIEDADES E APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Descrição: O objetivo geral é a implementacao de modelos computacionais visando a redução de perdas, a melhoria de propriedades e aproveitamento de resíduos de processos industriais. Sendo dividido em dois sub-projetos: (1) ESTUDO DA MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS AÇOS INOXIDÁVEIS SOLIDIFICADOS DIRECIONALMENTE E DEFORMADOS PLASTICAMENTE; (2) MODELAGEM DA PRODUÇÃO DE CIMENTO PORTLAND COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS COMO SUBSTITUTO ENERGÉTICO E SUA CONTRIBUIÇÃO AO MEIO AMBIENTE. Edital: 001/2010 - MEC/CAPES E MCT/CNPQ/FINEP.

Financiador: Finaciadora de Estudos e Projetos (FINEP)

Coordenadora: Profa. Dra. Mirian de Lourdes Noronha Motta Melo

2010 - Atual

Estudo e projeto de equipamento para o aumento da capacidade de reservatórios através de comportas móveis do tipo fusível (P&D)

Descrição: O presente estudo visa a estudar a análise de acréscimo/atualização de energia em uma UHE, por meio do estudo do estudo e projeto de equipamento para o aumento da capacidade de reservatórios através de comportas móveis do tipo fusível, em escala experimental, real e teórica. 
Situação: Concluído

Coordenador: Prof. Dr. Geraldo Lúcio Tiago Filho 

Financiador: TANGARA ENERGIA S/A  via FUPAI (Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria)

2015 - 2018

CAPES/BRAFITEC (Projeto I2-DVD) Projeto: Engenharia e Inovação para o Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis

2011-2014

CAPES-Brafitec I2-DVD - PROJETO I2-DVD: Engenharia e Inovação para o Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis.

2010 - 2012

Definição de critérios para avaliação do grau de amabilidade das turbinas ao peixe: Turbinas Amigáveis ao Peixe - TAP

 

Descrição: Desenvolvimento de metodologia para analisar o grau de amabilidade aos peixes das turbinas "fish friendly turbine" oferecidas pelos principais fabricantes brasileiros.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Coordenador: Prof. Dr. Geraldo Lúcio Tiago Filho

Financiador(es): Companhia Energética de Minas Gerais

2010 - 2012

Desenvolvimento de Metodologia para Determinação do Potencial Hidráulico em Bacias Hidrográficas de Médio e Pequeno Porte

Descrição: Desenvolvimento para determinar potencias hidráulicos em bacias hidrográficas de pequeno e médio porte , adotando definição própria para esta classificação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Coordenador: Prof. Dr. Geraldo Lúcio Tiago Filho

Financiador(es):  AES Tietê/ANEEL 

Universidade Federal de Itajubá

​

Instituto de Recursos Naturais

scopus.png
Publons-logo-blue-white-200x84px.png
  • titulo-sistema_edited
  • orcid-logo_edited
  • Google+ Social Icon

© 2016 por Regina Mambeli Barros. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page