Aos meus orientados e outros alunos, dicas para sua dissertação
- Regina Mambei Barros
- 29 de nov. de 2016
- 3 min de leitura
Para a revisão bibliográfica segue algumas dicas:
1. busquem sempre as obras originais. Evitem usar "apud" ou "citado por". Na Unifei há o acesso aos periódicos Capes (http://www-periodicos-capes-gov-br.ez38.periodicos.capes.gov.br/). aso estejam fora da Universidade, podem buscar o acesso pelo link de acesso remoto no sistema Cafe Capes (http://www-periodicos-capes-gov-br.ez38.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_plogin&view=ploginfederacao&Itemid=&). Em qualquer dos casos, busquem em periódicos.
2. Existem formas de citação no texto a autores corporativos, sites de internet, comunicação pessoal, manuais, folders, cartografia, mensagens de e-mail. Por favor, peço novamente que leiam com atenção as normas da USP. 3. Não copiem o texto tal qual a obra original, isso e citação direta. A citação direta possui normas (até 3 linhas no corpo do texto, com Autor, data e número da página); caso ultrapasse as 3 linhas deve-se deixar um espaçamento de 4cm e diminuir a fonte desse parágrafo somente com a citação direta, com Autor, data e numero da página. A citação direta deve ser evitada ao máximo, pois como o "apud", empobrece o texto. Deve-se reescrever com suas próprias palavras e mesmo assim fazer menção ao autor da obra original no sistema Autor (data). Copiar, reescrever e não fazer menção é plágio. 4. Façam uma revisão rica, com vários trabalhos, muito preferencialmente artigos de periódicos renomados (Energy; Renewable Energy; Energy Policy etc.), com um mesmo conceito à luz de vários autores. Não se deve usar um autor só para descrever o estado da arte. Estado da arte é descrito à luz de vários autores. 5. Instrumentos jurídicos e normas também possuem modos de citação no sistema Autor (data) e devem ser referenciados ao final. Os instrumentos jurídicos são de livre acesso. Por exemplo, em www.planalto.gov.br, no link legislação, encontra-se até leis, decretos da época do Império. Resoluções também, por exemplo, www.aneel.gov.br, www.anp.gov.br. 6. Leiam muito. Só lendo artigos se aprende escrever. 7. Leiam muito. Só lendo bastante em inglês se lê mais em inglês. Muitas das revistas mais renomadas estão em inglês. 8. A medida que forem escrevendo vossa revisão bibliográfica já digitem na formatação ABNT (em Referências Bibliográficas), as obras consultadas. Quando não se faz isso, é muito comum não se lembrar de onde tirou trechos. Como não se deve fazer citar sem fazer menção ao autor da obra, acaba-se tendo que extrair trechos por essa razão. 9. A dissertação não é um grande relatório. Os objetivos estão baseados em hipóteses que se deseja comprovar neste seu trabalho de dissertação. Há local para a revisão bibliográfica, que suporta as escolhas feitas para metodologia, pois é o estado da arte. Há local para materiais e métodos para apresentar como foi feito os teste e experimentos efetuados para atingir os objetivos a que se propõe. Há local para apresentação e análise dos resultados. Por fim as conclusões devem estar relacionadas aos objetivos. O que o desenvolvimento de seu trabalho permitiu concluir. Há um erro muito comum de se "repetir" um conteúdo de Introdução nas conclusões. Não. 10. Evite escrever "será feito", será elaborado". Deixe o texto já no passado, muitas vezes o autor da dissertação esquece esses verbos no futuro, em uma dissertação já pronta. 11. Use dados atuais, há acesso livre para muitos dados nos sites do IBGE, ANEEL, BIG MME, etc.
12. Nunca se esqueçam de agradecer em vossas dissertações e artigos e trabalhos decorrentes dos financiadores de seu trabalho e aqueles que lhe ajudaram.
Comments